20120126

CASA EM SANTA BÁRBARA-DE-NEXE|FARO
Neste projeto foi interessante estudar a relação entre uma ruína preexistente e o novo corpo que iria comportar o respectivo programa. O terreno com 950m2 continha uma casa em ruína de cariz vernacular com cerca de 80m2 que representava parte da memória daquele lugar e por conseguinte era importante preservar.











A estratégia baseou-se em clarificar os limites do espaço central da propriedade - uma clareira delimitada pela ruína, pelos muros e pelas árvores de sequeiro. A definição deste vazio faz-se com a recuperação da ruína existente definindo o limite poente, com a construção da uma ala nova, recuada do conjunto existente, definindo o limite norte e com a implantação de um tanque de água (piscina) no extremo sul do lote.
A casa pré-existente, constituída por três células comunicantes contém os quartos e as respectivas casas de banho. 













A ala norte constrói-se encaixada no terreno e articula-se com a topografia através da construção de dois pátios de proporções semelhantes: um a norte de extensão da cozinha e outro a poente de extensão da sala.
A entrada principal da casa faz-se pelo espaço que fica entre a casa pré-existente e a ala nova - um espaço de transição e fractura entre as duas alas. O projeto é da autoria do arquiteto Pedro Domingos fui apenas colaborador e as fotografias foram tratadas por mim mas são da autoria do fotógrafo Fernando Guerra.